Mulheres e Homens pela Paz e contra o Tráfico de Mulheres e a Violência Sexual

 

Baixe o PDF [+]

 

Este livro é resultado de dois anos de atividades – 2013-2014 – nas diferentes regiões brasileiras – Florianópolis/SC, Foz do Iguaçu/PR, Rio Branco/AC, Goiânia/GO, Porto Alegre/RS, Macapá/AP, Ribeirão Preto/SP, Cuiabá/MT e João Pessoa/PB -, no marco do projeto Redefinindo Paz – Mulheres e Homens pela Paz e contra o Tráfico de Mulheres e a Violência Sexual. Retrata o processo de construção coletiva realizado com lideranças efetivas e pontenciais de ONGs, órgãos de governo e universidades, que formam a rede de enfrentamento a violência contra a mulher.

O tráfico humano é o terceiro crime mais lucrativo do mundo. Movimenta cerca de 32 bilhões de dólares ao ano.

As mulheres (e negras) são as principais vítimas, a maioria para fins de exploração sexual.

Por se tratar de um tema com pouco acúmulo de discussão, o projeto foi considerado inovador e ousado.

Propiciou uma abordagem que respeitou as peculiaridades locais, além de entrelaçar e aprofundar teorias importantes – como conceito ampliado de paz (Resolução 1325 da ONU), feminismos, masculinidades, educação popular e educomunicação, com recorte de classe, raça, etnia, orientação sexual e geração -, além de consensar ferramentas de incidência para a implantação e implementação de políticas públicas. A intervenção nas diversas mídias locais e sociais ampliou o impacto das atividades ao sensibilizar o público em geral.

O conteúdo deste livro traz um pouco da realidade de cada uma das localidades onde foram realizadas as atividades, as ações propostas para o enfrentamento a grave problemática e textos focando os conceitos-chaves. Trata-se de uma colaboração para processos de multiplicação desta iniciativa.

 

 


Mulheres & Homens

1000 Mulheres pela Paz

©2017 - Associação Mulheres pela Paz - Praça da República, 376 - 7º andar - Cj. 71 cep: 01045-000 - São Paulo - SP Fone (55 11) 3224-9454